domingo, 21 de março de 2010

N.R.P. " João Coutinho" na celebração dos 80 anos do Farol da Ponta da Barca

A Marinha Portuguesa celebrou este domingo os 80 anos do Farol da Ponta da Barca, as cerimónias decorreram este Domingo com a presença de vários convidados e do Vice-Presidente do Governo Regional Sérgio Ávila. O Farol da Ponta da Barca, localiza-se na costa noroeste da ilha Graciosa, entrou em funcionamento a 1 de Fevereiro de 1930, é constituído por uma torre com 23 metros de altura, o que somado á altura da falésia onde está implantado coloca a sua luz a 71 metros de altitude acima do nível médio do mar, tem um alcance de 20 milhas náuticas.
Com o objectivo de dar brilho e lustre à cerimónia esteve na ilha Graciosa a corveta da Marinha Portuguesa "João Coutinho", que recentemente veio render a corveta " Baptista de Andrade" na na missão de soberania e fiscalização dos espaços marítimos. A corveta "João Coutinho", foi construída nos Estaleiros Blohm & Voss, Alemanha, em 1970 segundo projecto genuinamente português do Eng. Construtor Naval Rogério Silva Duarte Geral D´Oliveira, foi lançada à água a 7 de Março de 1970.
Comprimento: 83 mts
Boca: 10,3 mts
Calado: 3,3 mts
Velocidade máx.: 22 nós
Propulsão: 2 motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V400 diesel.
Guarnição:
Oficiais-7
Sargentos: 14
Praças: 51
Tem como Patrono, João António de Azevedo Coutinho Fragoso de Cerqueira, nascido em Alter do Chão a 3 de Fevereiro de 1865. Destinguiu-se pela bravura e capacidade de comando, com 24 anos e ocupando o posto de 2º Tenente da Armada recebeu o titulo de " Benemérito da Pátria", e passado 2 anos seria Agraciado com a "Ordem de Torre Espada" pelo Rei D. Carlos, durante a sua brilhante carreira ao serviço da Pátria desempenhou ainda o cargo de Ministro da Marinha.
Passou à reforma no posto de Capitão-de-Fragata em 1910 por imposição do novo regime. Fez-se no entanto justiça quando, mais tarde, foi reintegrado na Armada com o posto de Vice-Almirante honorário.
(©) Copyright fotos: 6ª Marinha Portuguêsa; 1ª a 5ª e 7ª e 8ª MM Bettencourt, Graciosa. Fonte: Marinha Portuguêsa

2 comentários:

João Gonçalves disse...

Parabéns pela belíssima reportagem. Bem merecem os Faroleiros da Graciosa, que reconhecem a honra que foi terem podido contar com as presenças das ilustres altas entidades que se deslocaram de propósito para a cerimónia, bem como com o apoio da comunidade local.
As comemorações foram um êxito.
O Farol da Ponta da Barca é dos mais bonitos de Portugal e está integrado numa paisagem única e muito bela. Sem dúvida uma das jóias turísticas da ilha Branca.

Manuel Bettencourt disse...

Caro Sr. Comandante, João R. Gonçalves, Obrigado pela sua visita e comentário, Agradêço também as felicitações. Gostava de ter participado numa das actividades ( ciclismo) que a Marinha levou a cabo, mas tal não me foi possivel, uma vez que tivemos navio no porto no Domingo. Como Bem diz de facto este farol é uma jóia turística, mas para além disso está muito ligado á história dos Graciosenses, por exemplo era este farol que marcava os periodos de trabalho, além disso desde criança que convivo com a sua luz. Uma Saudação para Todos os Faroleiros deste País, e para a Marinha Portuguesa.
Cumprimentos e volte sempre
Manuel